sábado, 2 de novembro de 2013

Jet Lag: desvendando os segredos deste mal estar

O Jet Lag é conhecido como descompensação horária. É uma fadiga de viagem que causa alterações no ciclo biológico do corpo humano. Quem realiza longas viagens de avião acaba quase sempre sofrendo deste problema.

Quanto maior a mudança de fuso horário, maior poderá ser a sensação do Jet Lag. Quando acontece na ida é mais problemático do que na volta. Na ida você chega ao destino e quer aproveitar ao máximo, mas o Jet Lag atrapalha. Na volta, quando não é necessário voltar imediatamente ao trabalho, a sensação é bem menos sentida.

O seu relógio biológico não funciona de acordo com o horário do destino. A rapidez com que seu corpo entra no ritmo normal dependerá de pessoa para pessoa. Em alguns casos pode levar dias. Alguns dizem que para cada hora a mais/menos de fuso horário é necessário um dia para o organismo se acostumar. Sendo assim, dependendo da duração da viagem, você pode sofrer de Jet Leg durante toda a duração da sua viagem.

Normalmente o Jet Leg é sentido mesmo que você viaje na Primeira Classe ou Classe Executiva, onde o conforto é total.

Seguem algumas dicas para amenizar este problema:
-Ao entrar no avião, atualize seu relógio para o horário do local de destino, assim seu corpo e seu psicológico vão se acostumando aos poucos;
- Ao chegar ao destino, evite dormir se ainda não for a hora. Siga rigorosamente o horário local afim de regularizar seu organismo o mais rápido possível e aproveitar a viagem;
- No avião, faça as refeições nos horários propostos e beba muita água;
- Ao chegar no destino, tenha uma alimentação completa e saudável;
- Evite bebidas alcoólicas, principalmente durante o voo;
- Use calmantes ou sedativos somente sob prescrição médica;
- Durma o máximo possível no avião;

Não há uma fórmula secreta ou um remédio que acabe com o Jet Lag. Lembre-se que cada corpo é um corpo e o que funciona com um pode não funcionar com o outro.