O que os médicos recomendam?
- Evitar viagens longas de avião nos primeiros três meses de gestação.
- Evitar qualquer viagem de aviões nos últimos três meses de gestação.
O ideal é que a viagem seja realizada antes da gestante completar 27 semanas de gestação.
É importante ressaltar que caso haja complicações na gravidez o médico poderá suspender a viagem de avião, então é recomendável que você converse com seu obstetra.
Gestantes com mais de 27 semanas até podem viajar, entretanto as companhias aéreas podem negar o embarque, devido ao risco de um parto prematuro. Cada companhia aérea tem sua própria regra, então é importante checar essa informação antes da viagem para evitar problemas no check-in.
Independente de quantas semanas você estiver, sugerimos que você sempre solicite um atestado ao seu médico, que poderá ser exigido pela companhia aérea.
Um seguro viagem é sempre importante, mas se torna ainda mais no caso de uma gravidez. Você deve se informar com a seguradora sobre o que está incluído, para o caso de uma emergência no exterior.
Decidiu viajar? Então anote algumas dicas:
- Tente sentar nos primeiros assentos da classe econômica, que oferecem um espaço maior. Grávidas têm prioridades para estes assentos, assim como idosos e pessoas com crianças de colo.
- Beba muita água durante o voo.
- Ande pelo avião de tempos em tempos.
- Troque de posição com frequência.
- Solicite uma cadeira de rodas caso o aeroporto de destino lhe obrigue a caminhar muito.
Alguns cuidados são necessários, mas gravidez não é doença. Seguindo essas dicas você poderá viajar sem problemas e em segurança