A quantidade de dias não importa, mas você deve sempre desconsiderar o primeiro e o último dia da viagem.
Por que desconsiderar o primeiro dia? Os motivos são óbvios, principalmente se você chegar ao destino à noite. Além disto, se for uma longa viagem de carro ou um médio ou longo voo de avião você estará cansado.
Evite programações no primeiro dia. Deixe para fazer poucas coisas. Se você chegar bem cedo, vá para o hotel, descanse e aproveite o final do dia com mais ânimo.
Alguns viajantes chegam cedo, ficam ansiosos em conhecer o destino e não descansam. O resultado? Nos dias seguintes acabam acumulando o cansaço e prejudicando a viagem.
Se você estiver com crianças é ainda mais importante não exagerar no dia da chegada.
Evite reservar qualquer compromisso para o primeiro dia, como um restaurante ou shows. Além de você poder querer desistir devido ao cansaço, se o seu voo atrasar você o perderá.
Por que desconsiderar o último dia? Porque além do cansaço acumulado durante toda a viagem você terá procedimentos burocráticos pela frente. Se for uma viagem ao exterior terá que fazer check-out do hotel, devolver o carro alugado, fazer o check-in na companhia aérea, entre outros.
Se a viagem for de carro, precisará estar descansado e bem disposto para aguentar várias horas ao volante. Dirigir cansado colocará você e a sua família em risco.
Quer uma sugestão do que fazer no primeiro e último dia? Curta o hotel, nade na piscina, relaxe na jacuzzi ou realize um tratamento no Spa. Dê um mergulho na praia, pegue um bronzeado ou faça uma relaxante caminhada.